terça-feira, 28 de agosto de 2012

COMO MEDIR IMC


O Índice de Massa Corporal, mais conhecido pela sua abreviação -IMC, é uma maneira simples de verificar possíveis problemas de peso. Uma vez que o IMC não corresponde a percentagem de gordura corporal real, ele se torna uma maneira bastante confiável de estimar este valor. Mesmo que o resultado do IMC indique níveis de maior risco por excesso de peso, uma determinação final deve ser feita através de consulta individual médica. Você pode calcular o IMC em casa, seguindo estes passos.
1. Meça o seu peso atual em uma escala exata.
2. Fique contra a parede ou a porta e coloque uma peça plana de papelão em cima da sua cabeça. Peça a alguém para fazer uma marca de lápis na parede logo acima do papelão. Em seguida, meça sua altura em metros e centímetros.
3. Calcule o IMC usando esta fórmula: IMC = peso em kg dividido pela altura em metros ao quadrado. Usando, como exemplo, uma pessoa de altura 1,85 metros e um peso de 78,2 kg, teremos:
IMC = 78,2 metros ÷ (1,85 X 1,85) = 78,2 ÷ 3,4 = 22,8.
Você deve considerar apenas 1 casa decimal no resultado.
4. Verifique aonde o resultado do seu IMC se encaixa na escala de pesos:
IMC < 18,5 = peso abaixo do normal
IMC entre os 18,5 e 24,9 = peso normal
IMC entre os 25 e os 29,9 = pré-obesidade
IMC ≥ 30 = obesidade
Dicas:
  • Esta fórmula pode ser usada tanto para homens quanto para mulheres, embora as opiniões divirjam sobre esta questão. No entanto, os Centros de Controle de Doenças utilizam o IMC como um ponto de partida por causa de seu baixo custo.
  • Existem métodos mais detalhados para determinar a percentagem de gordura corporal real, como a medida da dobras da pele, pesando uma pessoa, impedância bioelétrica subaquática e outros exames caros.
  • Muitas calculadoras automáticas de IMC podem ser encontradas na internet.
  • Consulte um médico quando o IMC estiver acima ou abaixo do que é considerado normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário